Livio Oricchio

Nasr e Negrão esperam recuperar na corrida as posições do grid perdidas

Livio Oricchio

18/VII/14

Hockenheim

Olá amigos, como tenho feito, o texto a seguir aborda os brasileiros na GP2. Amanhã vou colocar no ar o Diário de Bordo do GP da Alemanha. Abraços!

A exemplo da etapa de Silverstone, o fim de semana dos pilotos brasileiros no GP da Alemanha da GP2, Felipe Nasr, da Carlin, e André Negrão, Arden, começou ruim. Mas ambos esperam que a sequência da programação em Hockenheim siga o modelo da Inglaterra e seja melhor para ambos.

Na definição do grid, nesta sexta-feira, Nasr obteve o quinto tempo, enquanto Negrão, apenas o 20.º. A pole position ficou com o inglês Jolyon Palmer, da DAMS, líder do campeonato.

''Na primeira parcial da pista fui o mais rápido, na segunda, o terceiro melhor, mas no trecho final apenas o 12.º. O meu carro saia muito de frente na parte dos estádio. Perdi três décimos de segundo na último trecho, é um tempo enorme na GP2'', comentou Nasr. ''O bom é que meu carro em condição de corrida é excelente.''

Negrão enfrentou tráfego com o segundo jogo de pneus. ''Eu precisei mexer no carro, endurecê-lo um pouco, e quando saí para a volta lançada os pilotos já haviam registrado os seus tempos e estavam lentos na pista.'' Outra dificuldade foi ter realizado treinamento no simulador e os pontos de frenagem na prática serem bem depois do que aprendeu no simulador. ''Precisei usar a sessão de treino livre para reaprender a pista, pois vi que devia frear bem depois do que o simulador me indicava.''

A pole de Palmer já lhe rendeu mais 4 pontos, levando-o a 147. Nasr está em segundo no campeonato, com 105. Negrão, na sua estreia na GP2, este ano, ainda não marcou pontos.

Para se ter uma ideia da velocidade da categoria, Palmer registrou hoje 1min23s383, à média horária de 197,4 km/h, e Lewis Hamilton, com o modelo W05 Hybrid de Fórmula 1 da Mercedes, o mais rápido dos dia, a marca de 1min18s341, à média de 210,1 km/h. Apenas 5 segundos separaram os dois melhores da F1 e da GP2.

A competitividade da GP2 é elevadíssima. De Palmer ao 16.º no grid, o japonês Takuya Izawa, da ART, a diferença foi de 952 milésimos de segundo. Negrão, o 20.º, ficou a 8 décimos do segundo colocado, o talentoso belga Stoffel Vandoorne, da Academia da McLaren.

A largada da primeira corrida da GP2, amanhã, será às 10h40, horário de Brasília. Serão 38 voltas ou uma hora no traçado de 4.574 metros. No domingo há outra prova, com o grid formado pela colocação na corrida de amanhã, mas com as oito primeiras colocações invertidas. O vencedor sai em oitavo e o oitavo na pole, o mesmo vale para os demais oito primeiros.