Livio Oricchio

Na GP2, Nasr larga na pole em Budapeste

Livio Oricchio

25/VII/14

Budapeste, Hungria

Se para Felipe Massa, da Williams-Mercedes, as coisas continuam difíceis na F1, para o próximo brasileiro que chegará à competição, Felipe Nasr, da equipe Carlin da GP2, a temporada tem sido muito boa. Nesta sexta-feira o brasiliense de apenas 21 anos estabeleceu a pole position para a primeira corrida da GP2 no Circuito Hungaroring, em Budapest. A primeira dele.

''Estou muito feliz. Há tempos desejava esse resultado. Eu vinha dizendo ao pessoal da minha equipe que nosso carro é bom de corrida, mas nas definições do grid, quando colocava pneus novos, saía muito de frente'', explicou Nasr, já piloto de testes da Williams, ao UOL Esporte na Hungria.

''A equipe finalmente me ouviu e mexeu no acerto do carro, trabalhando com as barras dianteiras e traseiras, e funcionou. Conseguia frear, virar o volante e o carro entrar na curva, sem a frente escapar'', explicou, enquanto recebia telefonemas de cumprimento. Ele já obteve três vitórias este ano.

''Partimos para um acerto bem distinto das referências que tínhamos. Já no treino livre de manhã vi que o carro era outro, bem mais rápido. E na classificação consegui acertar uma volta. Na primeira tentativa, forcei um pouco, mas na segunda deu tudo certo'', disse Nasr.

''Ganhei mais quatro pontos'', lembrou. Nasr luta com o inglês Jolyon Palmer, da DAMS, pelo título da GP2. O filho do ex-piloto de F1 Jonathan Palmer (disputou 83 GPs entre 1983 e 1989) vai largar amanhã na sexta colocação e soma depois de 12 provas, 6 etapas, 168 pontos. Nasr tem agora 131.

O campinense André Negrão, da Arden, acreditava que poderia ter conquistado uma posição melhor que o 21.º lugar no grid depois de na sessão livre, pela manhã, ter ficado relativamente próximo dos mais rápidos. O ótimo desempenho na segunda corrida da GP2 em Hockenheim, domingo, sob chuva, quando chegou a liderar, o encheu de confiança.

''Minhas duas primeiras parciais do circuito aqui são muito boas. Com o primeiro jogo de pneus fiquei com o 12.ª tempo, a oito décimos da pole. Coloquei o segundo jogo de pneus, com boa chance de melhorar, mas no último setor peguei trânsito. Uma pena, hoje era dia para obter o oitavo ou nono tempo'', explicou. É o seu primeiro ano na GP2. Não marcou pontos, ainda.

A primeira corrida, amanhã, começa às 10h40, horário de Brasília. Serão 37 voltas ou uma hora de competição no traçado de 14 curvas e 4.381 metros. No domingo há uma segunda prova, 28 voltas, com largada às 5h35, de Brasília.