Livio Oricchio

Para Massa, Williams será muito forte nas três corridas finais

Livio Oricchio

30/X/14

Austin, Estados Unidos

Para Felipe Massa não há mais dúvida. A Williams melhorou muito o seu carro depois das férias de agosto e nos três GPs finais do campeonato, a começar pelo dos EUA, cujos treinos livres começam amanhã, em Austin, ''eu e o Bottas podemos disputar ótimas corridas''.

O piloto deu mais detalhes do porquê estar otimista. ''A pista aqui do Texas tem duas seções bem rápidas, onde nosso carro deve se dar bem. Além de ser um dos meus traçados favoritos. Dos três circuitos que restam ainda, este ano, talvez o de Abu Dabi não seja tão bom, mas lá também há duas longas retas e não acho que será ruim para nós'', disse Massa.

No ano passado a Pirelli distribuiu pneus duros no Circuito das Américas, a maioria fez uma única parada e a prova do Texas não teve tantas emoções ao longo das suas 56 voltas. ''Este ano será diferente. Temos os pneus médios e macios, acredito em duas paradas.'' São os mesmos pneus do GP do Brasil, dia 9 em Interlagos.

O primeiro treino livre do GP dos EUA começa amanhã ao meio dia. A sessão que definirá o grid, sábado, às 15 horas, e a largada da corrida, domingo, às 16 horas, horários de Brasília.

A pausa de três semanas entre a etapa de Sochi, na Rússia, e a de Austin serviu para reflexões. Depois de 16 corridas, este ano, Massa, de 33 anos, soma 71 pontos, é o nono no Mundial de Pilotos, com um pódio. O companheiro, Valtteri Bottas, 25 anos, tem 145, quarto colocado, com cinco pódios.

Sobre a sua temporada, Massa comentou: ''Não estou preocupado com o meu jeito de guiar, mas com os pontos que perdi, com as coisas que aconteceram. Não estou na posição que deveria estar. Mas não vejo por que isso não pode mudar e me preparar para disputar um campeonato melhor no ano que vem, mais constante''.

O tema do momento na F1 é a possibilidade real de as ''equipes grandes'' inscreverem um terceiro carro, em 2015, caso de fato haja apenas 9 equipes e 18 inscritos, como será no GP dos EUA e do Brasil. Massa falou a esse respeito: ''Crise na F1 não é legal. Talvez possa afetar até mais''.

Outros times, além de Caterham e Marussia, que já anunciaram estar fora dessas provas, estão com dificuldades financeiras para alinhar seus carros no próximo Mundial. São elas Sauber, Force India e Lotus, daí Massa falar que a crise pode se estender.

O piloto não sabe se, de fato, algumas escuderias vão inscrever um terceiro carro para completar o grid de 20, conforme prevê o contrato da Formula One Management (FOM) com os promotores de GP. ''Já ouvi de tudo sobre isso. Essas conversas são muito fechadas, entre os diretores das equipes'', disse.

Mas não hesita em acreditar que se os times mais bem estruturados tiverem um terceiro carro os escolhidos para guiá-los não serão pilotos jovens, como muitos pensam. ''Por que colocar um piloto que não teria chance de trazer bons pontos para a equipe?'', questionou.