Livio Oricchio

Nasr dá show em Sochi e Negrão marca pontos de novo

Livio Oricchio

12/X/14

São Paulo

Corrida notável de Felipe Nasr na GP2 neste domingo no Circuito de Sochi. O brasiliense de 22 anos, da equipe Carlin, largou em 17.º na segunda corrida do GP da Rússia e recebeu a bandeirada em brilhante terceiro lugar.

E André Negrão, da Arden, deu sequência à importante série de classificações na zona dos pontos, ao terminar em sexto. O dinamarquês Marco Sorensen, da MP, venceu a prova com o belga Stoffel Vandoorne, da ART, em segundo.

''Consegui largar bem, fiz várias ultrapassagens e, claro, estou contente com o meu desempenho e o resultado'', disse Nasr. O seu empresário, Steve Robertson, o mesmo de Kimi Raikkonen, negocia com algumas equipes da Fórmula 1 para levá-lo à condição de titular em 2015.

Este ano Nasr já é piloto de testes da Williams-Mercedes, onde realiza trabalho elogiado por Ron Smedley, chefe de operações da escuderia. Nasr vai acelerar ainda o modelo FW36 do time inglês no primeiro treino livre do GP do Brasil, dia 7 de novembro, e depois no teste coletivo da Fórmula 1 logo em seguida ao GP de Abu Dabi, no Circuito Yas Marina, dia 26.

A possibilidade maior para Nasr na Fórmula 1 em 2015 é a equipe Sauber, embora tenha chance, ainda, dependendo do que acontecer no mercado, na Force India e até na Lotus. O piloto tem talento reconhecido, é experiente, conta com importantes patrocinadores e ainda tem o apoio da TV Globo, interessada em contar com um jovem brasileiro na Fórmula 1. Felipe Massa deve abandonar o Mundial no fim do seu contrato, ao término de 2016. Em resumo, Nasr reúne todos os ingredientes necessários para estrear na competição.

Com o resultado deste domingo Nasr soma 200 pontos no campeonato e vai lutar para defender o título de vice com Vandoorne, com 192 pontos, nas duas corridas de Abu Dabi, dias 22 e 23 de novembro.

O campeão da GP2 este ano foi definido ontem, na primeira corrida do GP da Rússia. Com a vitória, o inglês Jolyon Palmer, da DAMS, conquistou o título. Na prova de hoje ficou em décimo. O filho do ex-piloto de Fórmula 1 Jonathan Palmer soma 256 pontos. Ele também negocia sua estreia no Mundial.

''Não dei uma grande largada'', disse Negrão, depois da prova. ''Os pneus não atingiram a temperatura ideal e perdi muita tração, o que fez com que vários pilotos me ultrapassassem. Mas depois recuperei algumas posições'', disse Negrão. No final, tentou ultrapassar Mitch Evans, do Russian Time, para terminar em quarto, mas o neozelandês jogou duro, o que fez com que Negrão escapasse da pista. Nesse momento o francês Arthur Pic, da Campos, o ultrapassou e ficou em quinto.

Negrão obteve em Sochi duas sextas colocações e tem agora 31 pontos. A sua reação na segunda metade da temporada o deixa numa boa condição para definir a equipe que vai correr na GP2 em 2015. ''Nas próximas semanas vamos decidir'', disse.