Livio Oricchio

Ótima corrida dos brasileiros na GP2 em Spa

Livio Oricchio

23/VIII/14

 

Spa, Bélgica

 

Se na definição do grid da GP2, ontem, os dois pilotos brasileiros não tiveram o que festejar, neste sábado, no Circuito Spa-Francorchamps, tanto Felipe Nasr, da Carlin, quanto André Negrão, Arden, estavam bastante satisfeitos com o resultado da primeira corrida do fim de semana. Nasr largou em 11.º e terminou em quarto, e Negrão saiu da 24.ª posição no grid para receber a bandeirada em nono, marcando seus primeiros pontos na GP2.

 

O vencedor foi o italiano Raffaele Marciello, da Racing, seguido pelo belga Stoffel Vandoorne, da ART, e do venezuelano Johnny Cecotto, da Trident.

 

''Tive problemas nos freios na definição do grid e não pude ir além do 11.º lugar. Mas hoje, com chuva, largar lá atrás, fazer um pit stop bem lento e marcar mais pontos que meu concorrente ao título, que largou na minha frente, representa um bom começo de fim de semana'', disse Nasr.

 

Ele se referia ao líder do campeonato, o inglês Jolyon Palmer, da DAMS, que era o segundo no grid e obteve apenas o sexto lugar. Enquanto Nasr somou 12 pontos e chegou a 161, Palmer recebeu 8 e tem, agora, 200. Depois da segunda corrida da GP2, amanhã, restarão seis provas nas três etapas que faltam, Itália, Rússia e Abu Dabi, todas junto da F1.

 

Negrão e a Arden celebraram o resultado. Em outras ocasiões o piloto de Campinas esteve perto de marcar pontos, mas sua falta de experiência com os pneus Pirelli, concebidos para apresentar vida útil limitada, o fazia perder muito rendimento no terço final das corridas. Com chuva, como em Spa e na primeira prova de Hockenheim, Negrão mostrou performance muito distinta da com pista seca. Esteve entre os primeiros.

 

''Larguei em 25.º, na primeira volta passei uns dez carros e terminei em nono, marquei dois pontos, é ótimo, claro, mas daria para ter conseguido mais se tivéssemos parado para a troca de pneus umas três voltas mais tarde'', disse Negrão. A equipe o chamou para os boxes na 11.ª volta de um total de 25, quando era o 12.º.

 

Logo ao fim da primeira volta a chuva tornou-se tão intensa que a direção de prova interrompeu a corrida. Na relargada havia menos água. Mantendo o bom ritmo do início, Negrão chegou a ocupar o oitavo lugar, o que lhe daria a oportunidade de largar em primeiro na prova de amanhã. Na GP2 o grid da segunda corrida é formado com a inversão dos oito primeiros na prova do sábado.

 

''Mas eu já estava sem pneus, por isso o alemão Daniel ABT, da Hilmer, me passou. O sexto lugar era realístico, com um pneus menos desgastados, pois o Palmer estava apenas dois segundos na minha frente'', explicou Negrão. Foram os primeiros pontos da Arden este ano.

 

A largada da segunda prova do GP da Bélgica da GP2, amanhã, será às 5h35, de Brasília. Terá 18 voltas do seletivo traçado de 7.004 metros. Nasr largará em quinto e Negrão, em nono.