Livio Oricchio

Ótimo domingo dos brasileiros na GP2 em Spa

Livio Oricchio

24/VIII/14

Spa, Bélgica

Se o resultado da corrida do sábado já foi bom para os pilotos brasileiros no GP da Bélgica da GP2, o deste domingo, com asfalto seco, mereceu celebração ainda maior. Felipe Nasr, da Carlin, realizou largada espetacular e pulou da quinta colocação no grid à primeira antes ainda da primeira curva, La Source. E na liderança permaneceu até a bandeirada, na 18.ª volta.

''Vencer neste circuito especial tem um gosto diferente. Sempre quis ganhar aqui, mas acabava batendo na trave. Desta vez consegui'', disse Nasr, que completou 22 anos quinta-feira. ''Quero chegar à F1 e tenho demonstrado estar preparado.'' Ele é o terceiro piloto da Williams-Mercedes.

André Negrão, da Arden, largou em nono e acabou em oitavo, marcando pontos pela segunda vez da competitiva GP2. ''Eu larguei muito bem, ao saltar de nono para quinto'', disse Negrão.

Mas aí sua falta de experiência nesse tipo de competição, uma certa inconstância, ainda, e as dores na coluna que nas voltas finais se manifestam, perdeu algum rendimento. Seu problema ortopédico será solucionado no fim do campeonato, com uma cirurgia.

Largar entre os dez primeiros é essencial na GP2 para obter melhores resultados. Negrão sentiu isso na pele no fim de semana em Spa. ''Não tem os malucos lá de trás, tentando te passar de qualquer jeito, no grupo da frente o pessoal te respeita mais.''

A meta mais imediata de Negrão é tentar explorar melhor os pneus Pirelli, semelhantes aos da F1, nas definições do grid, largar mais à frente nas provas e marcar pontos com regularidade, agora. ''A fase inicial de aprendizado da GP2 já passou.''

Com a vitória da segunda prova da GP2 no Circuito Spa-Francorchamps, a quarta no campeonato, Nasr chegou a 178 pontos. O líder é o inglês Jolyon Palmer, da DAMS, terceiro hoje, com 210. O segundo colocado foi o venezuelano Johnny Cecotto, da Trident, quarto no campeonato, com 127 pontos.

Restam para o fim da temporada três etapas, seis corridas, em Monza, na Itália, dias 6 e 7, e depois em Sochi, na Russia, 11 e 12 de outubro, e Abu Dabi, 22 e 23 de novembro.