Convido-o para conhecer comigo um pouco da Côte d’Azur
UOL Esporte
Olá amigos!
A partir de hoje podemos nos encontrar nesse espaço também, o meu blog, além da secção Esportes – F1 do UOL.
Aqui posso escrever em primeira pessoa, colocá-lo do meu lado no paddock, na sala de imprensa, nos deslocamentos pelo mundo e compartilhar o que estou vendo e sentindo.
Se você se manifestar, comentando os textos, aprenderei com sua leitura dos fatos, sua opinião. Tenha a certeza disso, adquiri alguma experiência com blog.
Esse compartilhamento de emoções não deixa de ser uma forma de fazer jornalismo, a diferença é que, agora, estamos juntos.
Para começar nossa história, fotografei a região onde vivo, no Sul da França. Não sou fotógrafo, mas gosto demais da arte da fotografia e me arrisco. Vocês são hoje minha cobaia.
É a primeira vez que apresento algo que registrei com minha câmara bem amadora. A profissional foi roubada num assalto à mão armada, em Campinas, há alguns anos.
Viver em Nice é estratégico para cobrir a Fórmula 1. Estamos perto de tudo, ao menos na Europa. Vou de carro às corridas de Monza, menos de três horas de viagem, Barcelona, seis horas, e se preciso voar há muita opção a partir da cidade. No máximo em uma hora e meia chego nos locais das etapas europeias do campeonato.
Nice está ao lado das badaladas Mônaco, Cannes, e a pouco menos de uma hora de carro da ainda mais exclusiva Saint Tropez. Nesse litoral Oeste há algumas praias bonitas, ao menos não são de pedra, como na orla de Nice.
Se o piso é no mínimo estranho, o Mediterrâneo com seu azul turquesa, transparente, encanta. Praticar snorkel é uma experiência maravilhosa. Acredite: a água não é fria nesses meses.
Nem todos sabem, mas além do Mar Mediterrâneo muito procurado, há a 90 quilômetros de Nice, nos Alpes, estações de esqui, como Auron e Isola 2000, bem estruturadas. Temos ainda pequenas vilas históricas lindas, como Sainte Agnès. Como disse, aqui estamos próximo de tudo.
Nessa época do ano, o verão europeu, Nice triplica sua população de cerca de 400 mil habitantes. Há gente de muitos lugares do mundo. Faz calor e raramente chove. Curiosamente à noite a temperatura cai pouco em julho e agosto, os franceses definem o fenômeno como ''canicule''. Cresci em São Paulo, com seus 760 metros de altura. Mesmo no verão a temperatura à noite é em geral agradável. Aqui, não!
Se você não tem ar condicionado é desconfortável. E é preciso saber conviver com tantos turistas que vêm para passar semanas. Tudo se torna mais difícil, concorrido. Mas nada dramático. A população árabe em Nice é importante. Eles vêm da Tunísia, Argélia e Marrocos, principalmente.
De Nice até a fronteira com a Itália dirijo por meia hora. É lá onde compro quase todos os meus alimentos, no concorrido mercado de Ventimiglia. A qualidade dos produtos é extraordinária: massas artesanais, molhos feitos pelas senhoras das lojas, queijos, vários tipos de presunto, embutidos, frutas etc. Ah, claro, frutos do mar, imprescindíveis para mim.
É tudo bem mais econômico que na França. Os franceses da Côte d'Azur, a região de Nice, vão aos milhares ao mercado da cidade italiana. O custo de vida na França é bem mais alto. Não há comerciante que não seja fluente em francês.
Prometo colocar no ar um post sobre culinária, o mercado de Ventimiglia, com preços e fotos . Fiz amigos. As hortaliças e o óleo de oliva, por exemplo, são comercializados pelos produtores. É na Itália que adquiro também minhas publicações sobre Astrofísica, Astronomia, de grande interesse, e ciência em geral.
Impressionante o que italianos e franceses publicam. Com toda a crise que aqui existe, e é séria, o desemprego é assustador, ainda assim a cultura recebe importantes investimentos. Há público.
Bem, eu poderia me estender por muito mais linhas. Mas fiquemos por aqui, hoje. Como escrevi, é a primeira vez que abordo o tema ''Viver no Sul da França'', opção que fiz há cinco anos. Ah, morar num apartamento pequeno exige também aprendizado. Mas vale a pena diante do que a região te oferece.
Se puder, diga o que pensa. E nas respostas acrescento mais informações.
Grande abraço, amigos!