Livio Oricchio

Brasileiros largam em oitavo e décimo na GP2, em Monza

Livio Oricchio

05/IX/14

Monza, Itália

Os dois pilotos brasileiros que disputam a GP2 tiveram emoções distintas, nesta sexta-feira, em Monza, na definição do grid da primeira corrida do GP da Itália, amanhã. Felipe Nasr, vice-líder do campeonato, da equipe Carlin, obteve apenas o oitavo tempo, enquanto o líder, o inglês Jolyon Palmer, da DAMS, larga na quarta colocação.

Nasr esperava largar na frente do filho de Jonathan Palmer, ex-piloto de F1, para ser menos difícil a tarefa de diminuir a diferença de pontos que o separam. Palmer soma depois de 16 corridas, 8 etapas, 210 pontos enquanto Nasr, 178.

O outro piloto brasileiro, André Negrão, da Arden, celebrou a décima colocação no grid, a melhor da temporada de estreia na GP2 até agora. Depois de somar pontos pela primeira vez nas duas últimas provas, no circuito Spa-Francorchamps, nono e oitavo, agora já começa a ficar entre os dez primeiros no grid. É um piloto em evolução.

''Se tivesse pegado o vácuo de alguém, como conseguiu o Vandoorne, eu poderia estar mais na frente no grid. As diferenças são mínimas'', disse Negrão. ''É realista marcar pontos de novo.'' O pole position é o belga Stoffel Vandoorne, da ART, com o tempo de 1min31s707, média de 227,4 km/h. Nasr ficou a 606 milésimos de Vandoorne e Negrão, a 647. Vandoorne ocupa o terceiro lugar no campeonato, com 139 pontos. Assim como Nasr faz parte da equipe Williams de F1, como terceiro piloto, Vandoorne é da escola McLaren.

O tempo do 22.º no grid, o espanhol Sergio Canamasas, da Trident, é apenas 917 milésimos pior que o do pole position, para se ter uma ideia da competitividade da GP2 nos 5.793 metros de Monza.

A largada da primeira corrida da GP2 em Monza, disputada em 30 voltas ou uma hora, será às 10h40, horário de Brasília. A segunda corrida será domingo, às 5h35, também de Brasília, em 21 voltas.

O grid desta prova é formado pela inversão dos oito primeiros colocados na corrida de amanhã. O vencedor larga em oitavo, o segundo colocado em sétimo e assim por diante. Do nono lugar para trás vale a classificação obtida na corrida como a do grid da segunda largada.