Livio Oricchio

Negrão é quinto e Nasr sexto na GP2, em Monza

Livio Oricchio

06/IX/14

Monza, Itália

André Negrão, da equipe Arden, conquistou neste sábado, em Monza, seu melhor resultado até agora na temporada de estreia na GP2 ao terminar a primeira corrida do GP da Itália em convincente quinta colocação, depois de largar em nono. E Felipe Nasr, da Carlin, reduziu 2 pontos a diferença que o separa do líder da GP2, o inglês Jolyon Palmer, da DAMS, com o sexto lugar neste sábado.

Palmer foi oitavo. Mas disputou prova espetacular. Havia sido quarto na classificação, mas por não ter um litro de gasolina no tanque, como manda a regra, foi punido e teve de largar em último. Agora, restando a corrida de amanhã e as duas na Rússia e Abu Dabi, também preliminares da F1, Palmer soma 216 pontos diante de 186 de Nasr.

Quem se aproximou bastante de ambos foi o belga Stoffel Vandoorne, da ART, vencedor da prova de Monza, seguido pelo francês Arthur Pic, da Campos, segundo, e do neozelandês Mitch Evans, do Russian Time, terceiro. Vandoorne, da academia da McLaren, tem agora 164 pontos, 22 a menos de Nasr.

Os brasileiros falaram da corrida. ''Eu disse que daria para somas uns pontinhos, ontem, depois da classificação, mas deu para ganhar uns pontões'', afirmou Negrão enquanto era cumprimentado por seu engenheiro. Foi a terceira prova seguida que marcou pontos. Em Spa-Francorchamps terminou a primeira corrida em nono e a segunda em oitavo.

''Meu carro estava muito bom e eu mais consistente. Ter ultrapassado o Daniel ABT (piloto alemão da Hilmer) foi importante, por poder abrir, depois, grande vantagem'', disse Negrão. A respeito de começar a obter resultados, comentou: ''Meu ritmo melhorou, passou a variar pouco, resultado do aumento da confiança no carro, em mim, e de minha maior compreensão de como usar os pneus. Eles se degradavam rápido antes.''

Negrão começou a entender o que a F1 e a GP2 desejam com os pneus produzidos pela Pirelli, com desgaste bem mais rápido do que estava acostumado na F Renault 3.5. Lá o conceito é outro. A categoria corre com Michelin e o promotor quer que o piloto acelere tudo do começo ao fim da corrida. Daí a dificuldade de quem se transfere da F Renault 3.5 para a GP2.

Com o critério do grid invertido dentre os oito primeiros, Negrão vai largar amanhã em quarto. ''Dá para sonhar mais alto, agora. Andar no bloco da frente representa outro mundo, você passa a ser mais respeitado, dentro e fora da pista.''

O problema de Nasr foi na largada. ''Fiquei preso atrás de carros mais lentos, o que acabou por comprometer minha corrida. Meu carro estava rápido. E depois não sei o que aconteceu no meu pit stop, pois perdi duas posições'', disse o jovem de 22 anos de Brasília, já piloto de testes da Williams. ''Mas corrida é isso'', comentou. Lamentou ter perdido a chance de reduzir bem mais pontos para Palmer.

E para complicar, amanhã, por ter sido oitavo neste sábado, o líder do campeonato vai largar em primeiro. Nasr sai na segunda fila, em terceiro.

A largada da segunda corrida da GP2 será às 5h35 de Brasília, 10h35 em Monza, e terá 21 voltas ou 45 minutos.