Livio Oricchio

Qual o futuro de Fernando Alonso?

Livio Oricchio

13/X/14

São Paulo

Para onde vai Fernando Alonso é a pergunta que todos se fazem na Fórmula 1. Bem como milhões de fãs da competição no mundo todo. Nessas três semanas que antecedem a próxima etapa do campeonato, o GP dos EUA, em Austin, dia 2, o 17.º e antepenúltimo do calendário, o tema será objeto de grandes debates.

O enorme interesse sobre o destino do piloto espanhol se explica por ele ser, para a maioria, o mais completo em atividade, capaz de, mesmo com um carro não muito eficiente, fazer a diferença e conquistar melhores resultados que os demais.

As alternativas para esse asturiano de 33 anos não são muitas. A partir de conversas com alguns profissionais do evento, como integrantes das equipes, dirigente e jornalistas ingleses, italianos, alemães e espanhóis, percorrerei com você os caminhos de Alonso e tentarei demonstrar as possibilidades de cada negócio dar certo. O que está claro é que o campeão do mundo de 2005 e 2006 ainda não assinou com ninguém.

Ferrari

Seu contrato termina no fim de 2016. Mas já houve um acordo entre a nova direção da Ferrari, Marco Mattiacci, diretor, e Sergio Marchionne, presidente, para liberá-lo para defender outra escuderia. Ambos estão satisfeitos com o que conseguiram para substituir Alonso, o tetracampeão do mundo Sebastian Vettel, provavelmente mais fácil de conviver e também muito capaz.

Não o anunciaram, ainda, por Alonso e seu companheiro, Kimi Raikkonen, terem contrato para 2015. Não podem apresentar Vettel por Alonso e Raikkonen serem, ao menos oficialmente, seus pilotos na próxima temporada. Mas assim que Alonso oficializar sua saída, anunciar a nova equipe, imediatamente a Ferrari divulga texto para informar que Vettel e Raikkonen formarão a sua dupla em 2015.

Mattiacci e Marchionne chegaram a Ferrari com a visão de homens de negócio e não têm cultura de Fórmula 1, onde as regras desse mundo empresarial não se encaixam muito bem. A Fórmula 1 tem valores e métodos próprios. Mattiacci ficou chocado com as imposições de Alonso para permanecer, não escondeu até mesmo nas coletivas.

Mercedes

É o grande sonho de Alonso e uma das duas principais razões de o espanhol não ter ainda anunciado o que fará da vida em 2015. Vai esperar esgotar todas as possibilidades de tentar se transferir para a Mercedes antes de dar o ''ok'' para Ron Dennis, da McLaren-Honda.

No fundo, Alonso acredita que, se Hamilton perder o título, talvez, desgostoso com a Mercedes, aceite regressar a McLaren. E nesse caso ele iria ser o companheiro de Nico Rosberg na Mercedes.

É pouco provável que esse arranjo aconteça, mas não impossível. A esperança de Alonso vem dos comentários frequentes de Toto Wolff, sócio e diretor do time da Mercedes: ''Se perdêssemos um de nossos pilotos gostaria de contar com Fernando''. Em outra entrevista o austríaco chamou o espanhol de ''monstro'', enaltecendo sua competência.

Mas mesmo que Hamilton não seja campeão, sabe que é na Mercedes que em 2015 terá as maiores chances de conquistar seu segundo título na carreira. Não na McLaren-Honda. E portanto as chances de Hamilton seguir na escuderia alemã são muito grandes. Assim como as de Alonso não guiar para eles também.

Salvo enorme surpresa, a dupla da Mercedes no ano que vem seguirá sendo Hamilton e Rosberg.

McLaren-Honda

Como foi dito, Alonso não bateu o martelo com Ron Dennis por duas razões. A primeira é o compasso de espera em relação a ver se haverá alguma mexida de última hora na Mercedes. A segunda é o tempo de contrato exigido por Dennis.

Com fundamentados motivos o dirigente inglês exige que Alonso assine por três anos com a McLaren. Mas o atual piloto da Ferrari sabe que o contrato de Hamilton com a Mercedes termina no fim de 2015. Ao sair da McLaren, o inglês assinou por três anos, 2013, 2014 e 2015.

De novo Alonso tem esperança de que Hamilton não permaneça na Mercedes, não renove o contrato e ele se transfira para lá. Na sua cabeça, e de muita gente na Fórmula 1, a hegemonia deste ano no Mundial não será perdida de um ano para o outro.

A Mercedes poderá ter adversários mais fortes, como é esperado já para 2015, mas poucos acreditam que Red Bull-Renault, Williams-Mercedes, McLaren-Honda e Lotus-Mercedes possam ser muito mais eficientes que o time alemão nos próximos anos. Assim, a Mercedes deverá continuar lutando pelas vitórias ainda por bom tempo.

Alonso sabe tão bem disso como os profissionais com quem conversa na Fórmula 1. E aos 33 anos não tem mais muito tempo a perder, daí a insistência em tentar se transferir já em 2015 para a Mercedes ou no máximo no fim de campeonato do ano que vem.

A McLaren-Honda é uma promessa, apenas, por enquanto. Pode até produzir um bom equipamento em 2015, mas diante do atraso do time na área de chassi, este ano, e do atraso da Honda com o seu programa de motor turbo – esse atraso, senhores, é real -, será muito surpreendente se a equipe começar o ano já num elevado nível de competitividade.

É bem mais provável que o conjunto McLaren-Honda necessite de meia temporada para poder pensar em desafiar Mercedes e os times que devem vir bem mais fortes em 2015, Ferrari, Red Bull, Williams e Lotus.

Alonso sabe que assinar com a McLaren-Honda por três anos, como impõe Dennis, é um decisão de alto risco. Teria de acreditar que tudo vai dar certo e rápido. Na Fórmula 1, essas mudanças estruturais, como está fazendo a McLaren para 2015, demandam algum tempo para produzir resultados, como já foi dito.

Dennis não quer saber, com razão, de a McLaren representar um mandato-tampão para Alonso. Corre um ano no time, 2015, e depois está livre no mercado para ver quem está melhor e se insinuar para ser contratado, como é o seu estilo. Mas que até agora não tem funcionado. Já foi assim no fim de 2007, na sua primeira saída da McLaren-Mercedes.

Teve de disputar as duas temporadas seguintes por uma organização média, a Renault, mesmo sendo o melhor piloto do grid. Ganhou nesse período duas corridas, apenas. Em 2008 a falsa vitória no GP de Cingapura e depois no Japão. Em 2009, nenhuma.

O atual impasse com Dennis não será fácil de ser negociado. Os dois lados terão de fazer concessões. Realisticamente, Dennis e Alonso não se suportam. O que aconteceu entre ambos, em 2007, não há como ser esquecido. Na cabeça do piloto, Dennis privilegiou Hamilton.

Na de Dennis, ver Alonso entrar na sua sala, no GP da Hungria, e ameaçar de contar o que sabia do escândalo de espionagem para a FIA, se Hamilton continuasse tendo acesso aos seus dados de acerto do carro, é um insulto tão grande que, em condições normais, seria motivo de sequer saudar Alonso no paddock.

Mas hoje um precisa do outro. E talvez saia um casamento exclusivamente de conveniência entre ambos.

Lotus

A escuderia do empresário Gerhard Lopez vai competir com unidade motriz da Mercedes em 2015, não mais Renault. Em Sochi, porém, domingo, Alonso disse que seu provável time no ano que vem não vai utilizar unidade motriz Mercedes.

A exemplo da McLaren, a Lotus tem de recuperar um bom caminho para ser competitiva de novo. Deverá crescer bastante em 2015, mas é pouco provável que se apresente no nível da Mercedes. Não dispõe de grandes recursos financeiros, também, para avançar tanto. Diante dessa quadro, a Lotus não deverá ser a estrada de Alonso.

Ano sabático

É pouco provável, mas não impossível. Alonso tem gana de correr, ama o que faz. ''Não consigo me ver em outra profissão'', já o ouvi afirmar. Ficar em casa, no auge de sua competência, seria avassalador para os seus princípios. Se acha o melhor. Tem de estar na pista para expor seus dotes superiores, é assim que se vê.

E tem mais, ninguém despreza um contrato de mais de 2 milhões de euros por mês, que Alonso receberá no caso de assinar com a McLaren-Honda, o seu provável destino mas que, como tudo na Fórmula 1, pode não ser conforme o esperado.