Bom começo para Massa, mas vantagem da Mercedes parece ser maior nos EUA
Livio Oricchio
31/X/14
Austin, Estados Unidos
Apesar de sentir o modelo FW36-Mercedes da Williams bem equilibrado nos seletivos 5.513 metros do Circuito das Américas, Felipe Massa reconheceu hoje, depois dos primeiros treinos livres, que a vantagem da Mercedes no GP dos EUA, pela própria natureza do veloz traçado de 20 curvas, deverá ser maior que a já significativa diferença verificada em outras etapas.
''Pode ser que amanhã, na classificação, essa diferença diminua, mas a Mercedes vai estar na frente'', falou Massa. A Williams talvez esperasse ficar mais perto do desempenho do modelo W05 Hybrid da escuderia alemã, por conta de as duas primeiras sessões da pista serem muito rápidas. Mas já deu para os pilotos da Williams verem que a realidade deverá ser oposta.
No fim do primeiro dia de treinos livres da 17.ª prova do campeonato, em Austin, Lewis Hamilton, da Mercedes, líder do Mundial, estabeleceu 1min39s085, com o companheiro, Nico Rosberg em segundo, apenas 8 milésimos de segundo mais lento. Mas o primeiro adversário da Mercedes, ao menos nesta sexta-feira, foi Fernando Alonso, da Ferrari, com um tempo 1 segundo e 104 milésimos pior que o de Hamilton.
''Normalmente a diferença para a Mercedes não costuma ser tão grande às sextas-feiras'', lembrou o parceiro de Massa, o finlandês Valtteri Bottas, autor apenas do 11.º tempo, 1min40s828, quase dois segundos mais lento que Hamilton.
Bottas lembrou que não treinou de manhã. O brasiliense Felipe Nasr andou com o seu carro na sessão livre da manhã, tendo realizado bom trabalho. ''A diferença da Mercedes para os demais parece que será maior aqui'', afirmou Bottas. ''Nós vamos lutar de novo com Red Bull e Ferrari.'' Depois de Alonso, terceiro tempo, veio Daniel Riccardo, da Red Bull-Renault, quarto, 1min40s390.
''Estou satisfeito com o carro, tive uma sensação boa'', afirmou Massa, quinto mais veloz à tarde, 1min40s457, ou 1 segundo e 372 milésimos mais lento que Hamilton, mas a três décimos de Alonso e a um de Ricciardo. E lembrando sempre de que se trata de um dia de treinos livres, onde cada piloto permanece na pista na condição que a equipe deseja. O FW36 se mostrou eficiente não apenas numa volta lançada. ''Fomos muito bem na simulação de corrida'', falou Massa.
A Pirelli distribuiu no GP dos EUA os mesmos pneus que levará para a corrida de Interlagos, na próxima semana, os macios e os médios. A Williams trabalhou para atenuar ou sanar um problema de superaquecimento dos pneus traseiros. ''Melhorou já à tarde e amanhã e depois deverá estar ainda melhor'', explicou Massa.
Lutar pelo pódio é uma realidade para Massa e Bottas, já que pensar em lutar pela vitória com a Mercedes não será possível, ao menos em condições normais. Assim como amanhã obter posições mais na frente no grid. ''Foi assim em outras pistas e aqui deverá ser assim também'', afirmou Massa.
Sua previsão é de que as 56 voltas da corrida tenham dois pit stops. A definição do grid será amanhã às 16 horas e a corrida, domingo, às 17 horas, horários de Brasília.