Livio Oricchio

Nasr vai ao pódio na GP2, mas Palmer se distancia mais na liderança

Livio Oricchio

27/VII/14

Budapeste, Hungria

O inglês Jolyon Palmer, da DAMS, ampliou a diferença na liderança da GP2 ao terminar na segunda colocação a corrida deste domingo no Circuito Hungaroring, em Budapeste, e o brasiliense Felipe Nasr, da Carlin, seu adversário na luta pelo título, em terceiro.

O belga Stoffel Vandoorne, da ART, venceu. André Negrão, campineiro estreante este ano na GP2, da Arden, abandonou na 16.ª volta de um total de 28 depois de um toque com o suíço Simon Trummer, da Rapax.

O clima esquentou entre Nasr e Palmer. As rusgas entre ambos remontam à temporada passada, quando foram companheiros de equipe na Carlin. Na prova deste domingo, Nasr ocupava o segundo lugar e o filho do ex-piloto de F1 Jonathan Palmer o terceiro.

Na sétima volta, os dois iniciaram a reta dos boxes distanciados, mas surpreendentemente o Dallara de Palmer apareceu do lado do carro de Nasr antes da freada. Mais: Palmer começou a frear muito depois de Nasr. Os dois contornaram a curva 1 lado a lado, com Nasr por fora.

O inglês, sabendo que a próxima curva era para a esquerda, o que daria a chance de Nasr manter-se na frente, pela preferência na trajetória, forçou até o ponto em que, para não bater em Palmer, Nasr, sem espaço, passou por cima da zebra na saída da curva 1 foi para a área de escape.

Os comissários investigaram o ocorrido. Na prova da GP2 de sábado, Nasr e Palmer também se envolveram por duas vezes em duelos árduos, com um acusando o outro de comportamento desleal.

Os comissários não interpretaram a ação de Palmer, hoje, como faltosa. E Nasr recebeu a bandeirada em terceiro e Palmer em segundo. No pódio, o brasiliense afirmou para o inglês ouvir, bem como os responsáveis pela organização das corridas: ''Esperava um comportamento melhor dele (Palmer)''. Nesse momento o inglês riu.

''Ele age como um típico piloto da GP2. Joga o carro para cima de você e não te deixa espaço. Se você não tira o carro acaba batendo. Na F1 a regra é clara, eles querem corridas limpas.'' Nasr é piloto de testes da Williams-Mercedes e por vezes participa dos treinos livres de sexta-feira de manhã com o carro de Valtteri Bottas.

Nasr falou, ainda, em tom já de ameaça: ''Se os comissários acham que o que ele fez é normal então eu daqui para a frente poderei fazer o mesmo também''.

Com o resultado da 14.ª corrida do ano da GP2, sétima etapa, na Hungria, Palmer lidera o campeonato com 192 pontos. Nasr está em segundo, com 149. E em terceiro já aparece o capaz e jovem piloto belga, da academia da McLaren, Vandoorne, com 109. Restam ainda oito provas nas quatro etapas restantes, Bélgica, Itália, Russia e Abu Dabi.

André Negrão teve em Budapeste seu melhor fim de semana na GP2, apesar de não ter marcado pontos. ''Comecei a entender melhor como administrar o desgaste dos pneus'', disse. Os pneus Pirelli têm reações semelhantes aos da F1, com rápida degradação. Na corrida desde domingo, Negrão largou muito bem e completou a primeira volta em 13.º. Seus tempos de volta eram praticamente os mesmos dos líderes.

Na décima volta, Stefano Coletti, da Racing, acertou em cheio a lateral do carro de Negrão na freada da curva 1, levando os comissários a punir o monegasco com um drive through. Na 16.º volta, Negrão e Trummer duelavam. Os dois percorreram a curva 1 a lado a lado.

Na saída, Negrão estava à frente. Ambos foram para a curva 2, agora à esquerda. Negrão foi para a direita a fim de fazer a trajetória ideal, mas ali estava já parte do Dallara de Trummer. Os dois se tocaram e seguiram para a área de escape.

''Senti uma pancada na parte de trás do carro e fui em frente. Eu não vi que ele estava tentando se colocar do meu lado direito'', disse Negrão.

Como a regra manda que o piloto deve deixar espaço para o piloto que tenta a ultrapassagem e o choque se deu porque Trummer não tinha para onde ir, os comissários puniram Negrão com a perda de cinco posições no grid na primeira corrida na etapa de Spa-Francorchamps, dia 23 de agosto. A exemplo da F1, há agora uma pausa no calendário da GP2.