Livio Oricchio

6 fichas em Hamilton e 4 em Rosberg

Livio Oricchio

07/IX/14

Monza, Itália

O que mais caracteriza a excelente temporada de Nico Rosberg é sua velocidade, quase no mesmo nível do talentosíssimo Lewis Hamilton, e principalmente sua regularidade. Praticamente não cometeu erros este ano. E é, em essencia, essa combinação de elementos favoráveis, e não permitida a todo piloto, que faz de Nico o líder legítimo do campeonato.

Mas neste domingo errou, aqui em Monza. Duas vezes, no mesmo ponto, na freada da Variante del Rettilifo, a primeira chicane do circuito. E com a dignidade que o caracteriza, afirmou não ter tido nenhum problema nos freios, ''foi um erro meu mesmo''.

Há quem diga que tudo não passa de um grande teatro e o que Nico fez nada mais foi do que retribuir a Lewis a provável vitória na última etapa, no circuito Spa-Francorchamps, na Bélgica. Ao ser tocado por trás por Nico, Lewis no fim teve de abandonar, pois estava fora dos pontos. Nico acabou em segundo.

Não acredito nessa teoria da conspiração. Profissionais com muita vivência na F1, contudo, como o comentarista da RAI, a TV italiana, Pino Allievi, dentre outros, veem o ocorrido como uma ação estudada para compensar o desgaste de Lewis há duas semanas. A postura de Nico, as suas declarações sugerem, segundo esse grupo, que Nico agiu segundo o script.

Como não penso assim, o que desejo dizer é que Nico errou no momento mais errado possível até agora. Lewis saiu de Monza com o moral nas nuvens. Estava ao seu lado na entrevista da FIA e depois da área reservada para a TV. Deu para senti-lo diferente. E o conheço desde a estreia na F1, em 2007, sem presunção, por favor.

Mais: a próxima etapa do campeonato é num circuito de rua, a sua maior especialidade. O inglês venceu lá em 2009 e vem muito animado para reduzir ainda mais a diferença de 22 pontos para Nico (238 a 216).

Para complicar as coisas para Nico, restam ainda seis etapas para o encerramento do campeonato. É muita corrida, são os 150 pontos de seis vitórias mais 25 da pontuação em dobro da última prova, dia 23 de novembro em Abu Dabi.

O que os torcedores de Nico esperam é que esse erro de hoje seja um episódio isolado. Em Monza o alemão assumiu que foi a pressão que Lewis exercia para tentar ultrapassá-lo, na 29.ª volta de um total de 53, que o conduziu ao erro. Na passagem em frente ao boxes, na volta anterior, Lewis estava 7 décimos de segundo atrás de Nico.

Uma nova vitória de Nico hoje em Monza, a quinta do ano, ampliaria a diferença entre ambos de 29 para 36 pontos, o que tornaria a vida de Nico menos estressada. Em apenas uma etapa não haveria como perder a liderança do campeonato, mesmo com o abandono e vitória de Lewis.

Agora, se no Circuito Marina Bay de Cingapura Lewis vencer de novo, algo bem possível, pela gana sentida no campeão do mundo de 2008, por causa também da supereficiência do modelo W05 Hybrid da Mercedes e da sua capacidade do piloto, ainda mais em pistas de cidade, a luta pelo título ficará ainda mais aberta.

Olha só o risco que vou correr. Se eu tivesse de apostar hoje 10 fichas entre um e outro piloto da Mercedes, sobre quem vencerá o Mundial, colocaria seis em Lewis e quatro em Nico. Minha visão é de que, nesse momento, as chances de Lewis são ligeiramente maiores que as de Nico de conquistá-lo.

O que espero, mesmo, é que ambos continuem nos oferecendo belos espetáculos. O de hoje, aqui em Monza, não encantou como o outras etapas, mas tomara que Nico continue sendo o adversário extraordinário que tem sido, acima das expectativas da grande maioria da F1. E não volte a errar.

Se eventualmente for campeão será com méritos, apesar de episódios como o de Mônaco, quando deliberadamente provocou a bandeira amarela na definição do grid. Mas ao olharmos para a história vamos encontrar reações de natureza escusa em profusão mesmo dentre os grandes campeões.

Regresso com o meu carro para Nice, na França, daqui a pouco, 330 quilômetros distante, acreditando que no GP da Itália a taça saiu um pouco do lado de Nico. E se deslocou mais para o de Lewis.