Livio Oricchio

Pelas estatísticas, Hamilton será campeão

Livio Oricchio

12/X/14

São Paulo

Suponhamos a seguinte situação: dois times de futebol vão se enfrentar 19 vezes seguidas. Um reúne jogadores, na média, mais talentosos que o outro. Qual o resultado esperado depois das 19 partidas?

Estatisticamente é provável que o time com jogadores menos talentosos vença alguns jogos. Mas quem deve ganhar a maioria é a equipe mais talentosa. Quanto maior o número de partidas, mais evidente tende a ficar essa diferença entre a capacidade de um e outro time.

Agora a atual temporada de Fórmula 1. Há um consenso dentre os profissionais da competição de que Lewis Hamilton é mais talentoso que o seu companheiro de Mercedes, Nico Rosberg, ainda que o valor do alemão seja reconhecido. Assim, Rosberg se impor em parte do campeonato, o que corresponde a uma amostragem menor do nosso exercício estatístico, corresponde a algo esperado.

Mas ao longo da temporada, à medida que o número de etapas cresce, a realidade de que Hamilton tem mais possibilidades de vencer acaba se estabelecendo.

E é o momento que vivemos hoje na Fórmula 1. Neste domingo Hamilton venceu, no Circuito de Sochi, a quarta seguida. Rosberg de novo foi segundo.

O filho de Keke Rosberg conseguiu brilhantemente, por conta de sua evolução como piloto, reunindo velocidade com regularidade, e dotes de trabalhador, ser mais eficiente que Hamilton talvez até em mais corridas do que se esperava, o que atesta o quanto avançou. E se a temporada tivesse metade do número de provas suas chances de ser campeão seriam razoavelmente maiores.

Mas o calendário prevê 19 provas, o que inevitavelmente reduz as possibilidades de um piloto capaz, mas de menor talento, obter melhor resultado final que um concorrente com o mesmo carro e mais talentoso. Quanto maior a amostragem, maior é a tendência de o evento de maior probabilidade dar certo ocorrer. É estatístico.

Ok, no caso da Fórmula 1 há uma série de fatores potencialmente capazes de interferir nesse raciocínio. Inquestionável. Exemplos: problemas mecânicos com o carro, erros da equipe, envolvimento em incidentes provocados pelos adversários, tudo verdade. Mas mesmo com tudo isso, num campeonato com 19 etapas os números tendem a ser representativos.

E depois da corrida de Sochi está claro que o projetado pela maioria na Fórmula 1, que ao final da temporada o maior talento de Hamilton deveria prevalecer, está se confirmando. De novo você tem razão, o piloto inglês ainda não é campeão do mundo e a diferença para Rosberg não lhe permite celebrar nada. Basta um dos imprevistos mencionados, dentre tantos, acontecer para o alemão poder até reassumir a liderança do Mundial.

Mas repare que se isso ocorrer deveremos enquadrar no desvio do nosso estudo. O sucesso de Rosberg estaria naquele delta de resultados possíveis, mas pouco esperados. Não é o que estatisticamente deve ser verificado ao longo de uma competição extensa, ou uma amostragem mais elevada.

Outro elemento importante nessa nossa análise estatística e bastante revelador é o número de ocasiões em que um dos dois pilotos terminou em segundo em relação à vitória do outro. Hamilton foi segundo quando Rosberg venceu em duas etapas, Mônaco e Áustria. Já Rosberg foi segundo quando Hamilton venceu em sete corridas, Malásia, Bahrein, China, Espanha, Itália, Japão e Rússia.

Repare que já estamos quantificando o maior talento de Hamilton em relação a Rosberg. Deixamos de lado o aspecto puramente qualitativo da análise, que poderia, segundo alguns, ser subjetivo. Estamos dando números que propõem uma interpretação mais precisa da assertiva de que Hamilton é mais talentoso que Rosberg e num campeonato longo essa característica deverá se manifestar. Como está acontecendo.

Há um aspecto na trajetória de ambos que me supreendeu. Tinha detectado já em Suzuka um Rosberg não no melhor do seu equilíbrio emocional, ao cometer erros, como escapar da pista, que até então não eram comum. Ao contrário, constituía um dos seus fatores de diferenciação.

No GP da Rússia, hoje, se tivesse ainda uma pequenina chance de pensar em vencer Hamilton a desperdiçou na freada desmedida na primeira curva, a ponto de comprometer os seus pneus, obrigando-o a um pit stop a fim de substituí-los no fim da primeira volta. Novo equívoco. Muito provavelmente gerado pela pressão de ter de ficar à frente do adversário, pois está atrás na classificação.

Hamilton foi mais rápido que Rosberg em Suzuka, há uma semana, e agora na Rússia ficou na sua frente o tempo todo, treinos livres, classificação e corrida.

Qual a consequência? Rosberg emitiu sinais de deixar os nervos interferirem negativamente na sua capacidade de produzir trabalho. Curiosamente, essas reações não compatíveis com a excelência de sua performance este ano começaram a aparecer depois de perder a liderança do campeonato, em Cingapura, quando abandonou por pane no sistema elétrico.

E veja que interessante: qual o pior período de Hamilton ao longo da temporada? Exatamente quando perdeu a liderança para Rosberg no GP de Mônaco. Na prova seguinte, no Canadá, Hamilton abandonou por causa do superaquecimento dos freios da sua Mercedes. Motivo: o inglês, então segundo na corrida, apesar de avisado, manteve-se muitas voltas próximo demais de Rosberg, líder, causando o problema.

A instabilidade emocional que atingiu Hamilton com a perda da liderança em Mônaco contaminou, também, Rosberg depois de ver o adversário ultrapassá-lo na classificação no GP de Cingapura.

Agora restam três etapas para o encerramento do campeonato. Vamos para Austin, nos Estados Unidos, dia 2 de novembro, depois estaremos em São Paulo, para o GP do Brasil, dia 9, e em seguida voaremos para Abu Dabi, dia 23 de novembro, quando tudo indica assistiremos à definição do título.

O maior talento de Hamilton permitiu que ele acumulasse depois do GP da Rússia, o 16.º do calendário, 291 pontos, enquanto Rosberg, 274. Está de acordo com o esperado pelas estatísticas. Mas 17 pontos de diferença não garantem nada, em especial com a pontuação em dobro no GP de Abu Dabi, o último, onde nada menos de 50 pontos vão estar em jogo.

A pontuação em dobro na última corrida foi criada para estender a definição do título ao máximo. Mas tem um efeito tão indesejável que já fez com que a maioria não a queira mais. Esse sistema pode mascarar o que as 18 provas anteriores evidenciaram de forma inequívoca. No caso deste campeonato, de que Hamilton foi, na média, mais eficiente que Rosberg.

Como escrevi, os números são insofismáveis a favor de Hamilton. Ganhou nove etapas, Rosberg, quatro. Chegou duas vezes em segundo quando Rosberg venceu. E Rosberg terminou sete vezes em segundo quando Hamilton ganhou. E tudo isso pode ser passado para a história com peso relativo se Rosberg se aproveitar de alguma dificuldade de Hamilton no Circuito Yas Marina, dia 23 de novembro, somar pontos em dobro e conquistar seu primeiro título.

A temporada de Rosberg é memorável e acima das expectativas. Se for o campeão não deixará de ter méritos. Será um sucesso legítimo. Mas se o que a Fórmula 1 objetiva é selecionar os pilotos mais talentosos, capazes, esse sistema de pontos em dobro age exatamente contra. Tira a lógica dos resultados estatísticos, muito mais reveladores da realidade.